quinta-feira, 31 de março de 2016

Vivendo e aprendendo: Coisas do Uruguai – Dicas e curiosidades de viagem

Algumas curiosidades e dicas de viagem que você deve saber se está com vontade ou vai fazer uma viagem ao Uruguai:

No verão as cidades parecem um forno! Muito calor, sendo que pegar uma “praia” no rio da Prata é quase uma necessidade. No inverno, adivinha? Muito frio, MESMO! O vento que salva o verão no rio da Prata, é cortante no inverno. Se for nessa época vá preparado com roupas invernais (diga-se casacão, segunda pele, gorro, cachecol, luvas) e esteja preparado para um tempo um pouco inconstante: devido a proximidade com o rio, os ventos mudam rapidamente o clima do lugar, passando de um dia de céu azul e sol, para uma garoa intermitente em questão de poucas horas.
O rio da Prata tem o apelido de Mar da Plata por um simples motivo: é larguíssimo e engana muita gente! Até ondas fortes a orla tem! O que não engana é a sua cor e cheiro: um azul bem escuro amarronzado e nada daquele cheiro de praia?! Então é rio!
Rio da Prata. Foto: Tiago Zaniratti, Flickr
Os uruguaios AMAM futebol, tanto ou mais como nós brasileiros. Muito engraçado falar disso com eles, porque lá o assunto é levado muito super a sério!
-  O que comer no Uruguai? Como já disse num outro post, não dá para ir ao país e não comer uma parrillada. É paixão nacional: você vê uma parrilha, literalmente em cada esquina (do restaurante ao canteiro de obras!)
Parrillada em Montevidéu. Foto: GC/Blog Vambora
-  E por falar em comida, uma outra especialidade local incrível é o doce de leite! O melhor de todos os tempos! A marca mais gostosa é a Conaprole (que inclusive tem um restaurante/confeitaria em Montevidéu). E se o doce de leite é bom, o alfajor é maravilhoso! Tem até um rixa para saber quem faz o melhor alfajor: argentinos ou uruguaios…..estou até agora na dúvida! Para tirar a sua prova, vá em qualquer supermercado da cidade e prove umas das 10 marcas locais, sendo a Punta Balena a mais famosa!
Panqueca de doce de leite no Uruguai. Foto: GC/Blog Vambora
Outros quitutes famosos são o chivito (uma espécie de X-tudo deles), o Pancho (um cachorro quente servido com um “molinho especial”) e a pizza de fainá (massa de grão de bico). Experimentei todos durante a viagem, nas famosas lanchonetes La Pasiva e Chiviteria Marcos. Conclusão? Hum…chivito é X-tudo, meio nojentao, mas mata a fome; Pancho é um hot-dog normal e eu não achei nada demais o molho (ate um pouco estranho para falar a verdade) e por fim a pizza de faina, a comida mais inusitada, mas peça com queijo por cima para ficar mais gostoso.
- Das bebidas, todos amam Cerveja! Peça sem medo as locais Zillateral (ou Zilla como eles chamam por lá) e Patrícia. Para variar um pouco, a sangria local Clericot (de vinho branco) e o medio y medio, são doces e super gostosos. Para fugir do álcool, o refrigerante Paso de los Toros (de grapefruit) só tem lá e é uma ótima pedida.
Clericot. Foto: Divulgação
- Por falar em bebida,os uruguaios não desgrudam do seu chimarrão e garrafa térmica. Parece quase uma dependência química, porque a quantidade de gente parada em ponto de ônibus, andando na rua e até mesmo parando o carro no meio fio para tomar chimarrão não foi brincadeira.
- Outra coisa para reparar: a quantidade de cachorros e carros MUITO antigos nas ruas!!! Impressionante! E para isso eu não achei explicação!
E se você não fala bem espanhol, fique tranqüilo, porque eles tem faro para brasileiros.Duas meias palavras e já começam a falar um portunhol com você. Até tentei enganar um dia, querendo treinar meu espanhol dizendo que era Argentina, mas só escutei um “O seu R não me engana”…Droga! rs
- Existem voos diretos da GOL, TAM e Pluna para a capital Montevidéu. A Pluna, conhecida pelos seus voos baratos, realmente me surpreendeu pelo serviço e qualidade da aeronave. Mesmo pequena (assentos de 2 em 2), o espaço entre as poltronas (de couro) é razoável e mesmo sem serviço de bordo, as 2h30 de voo passam voando! Aprovado!
- Vai pegar a estrada para conhecer outras cidades? Vá tranqüilo, seja dirigindo seja pegando um ônibus. As estradas são boas e as empresas de transporte confiáveis e pontuais!
Estradas uruguaias. Foto: Derek Pettersson, Flickr

sexta-feira, 18 de março de 2016

Maceió é tudo de bom!

Praias de Maceió - Foto: Paloma Denaro

Maceió foi uma gratíssima surpresa que tive em minha vida. Nem bem tive tempo para pensar sobre como seria a capital alagoana e, de repente, já estava lá.
As praias são lindas e o mar em tons verde-esmeralda e azul é impressionante. Um probleminha… Todo mundo quer conhecer e passear por ali, o que as deixa muito cheias. Mas, vale a pena conhecer Ponta Verde, uma das melhores praias urbanas da cidade, Jatiúca e Cruz das Almas - ambas boas para o surf e Pajuçara, para quem procura agito.
Ao longo da orla são inúmeros barzinhos e restaurantes, com destaque para o Loupana, na Pajuçara, que reúne os dois lugares em um só. Locais e turistas se misturam num ambiente bastante descontraído, agitado pelo som do DJ, que toca à beira mar.
Mas, convenhamos ninguém vai à Maceió só para curtir praia lotada e balada! Os passeios oferecidos pelas agências de turismo são indispensáveis e bastante culturais. Alugar um carro também é opção, mas ouvir um guia local dando detalhes sobre a região torna a aventura ainda mais especial.
Ah! um detalhe importante. Sempre que viajar ao Nordeste e, se puder, escolha a lua cheia. As marés dão maiores condições de realizar os tours de barco, visualizando os arrecifes.
Acredito que mais importante do que “onde” estamos, é observar “quem” somos em cada situação que a vida nos apresenta. Estar realmente presente nos torna grandes observadores e, foi assim que cheguei a um dos litorais, sem dúvidas, mais bonitos que visitei no Brasil: de olhos bem atentos e coração aberto. Como tal, pude ver o belo e, é claro, também o feio.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Explorando o Circuitos das Águas Paulistas


Para todos os gostos e todas as idades, o Circuito das Águas localizado a 126 km de São Paulo oferece muitas coisas para quem conhecer as águas de aventura, o turismo acessível de Socorro, as fazendas de café de Amparo e a deliciosa picanha na pedra de Jaguariúna, além das flores lindas de Holambra, a cachaça de Monte Alegre do Sul, ou a capital do termalismo de Águas de Lindóia. Aqui quem escolhe é VOCÊ!
O Circuito das Águas Paulistas é um cluster formado por nove cidades que unidas trazem desenvolvimento para à região e se tornam aptas no competitivo mercado turístico.

Começamos por Amparo. Onde para aqueles que gostam de história, a cidade é uma ótima opção com seu colorido casario colonial, seu Festival de Inverno e a Fazenda Benedetti onde é possível degustar queijos, mel, e cachaça.
Já em Holambra, o turista encontra as famosas flores,  tours de bicicletas e delícias de doces holandeses. Em Jaguariúna, além da Estação da Maria Fumaça e a oportunidade de saborear a picanha na pedra, é possível se aventurar de snowboard, isto mesmo, snowboard. E em Monte Alegre do Sul existem 50 alambiques para se provar uma verdadeira cachaça artesanal.
O turista pode também neste roteiro fazer umas comprinhas em Pedreira que oferece uns mimos de porcelana. E para os românticos, Serra Negra oferece 70 hotéis fazenda, que são verdadeiros paraísos.
Por último visite Socorro. Com muitos hotéis que incluem várias atividades como o Parque dos Sonhos e uma cidade voltada para acessibilidade. É possível também visitar uma Feira Permanente de Malhas e comprar no atacado e varejo. Fechando este passeio, visite a capital do termalismo - Águas de Lindóia. Afinal, no turismo o que vale é experimentar e explorar. Porque viajar é a única coisa que nos deixa mais esperto, mais experiente e claro mais feliz.