
Quem pensa que comida típica alemã se resume somente a salsicha, batata e cerveja se engana,existem diversas comidas típicas da Alemanha para se experimentar quando for viajar ao país. Ok, esse trio é muitas vezes a base da alimentação alemã, mas basta conhecer um pouco mais da cultura local, para se surpreender, com diversas variações e comidas típicas diferentes, de norte a sul.
Por exemplo, na primavera, o aspargo, especialmente o branco, vira prato típico apreciado no cardápio de quase todos os restaurantes alemães, bem como os cogumelos no verão. Essa prática de valorizar o ingrediente local, sazonal, apreciar o que está na época é algo que os alemães adoram e está cada dia mais na moda no país.

Por isso, ao norte do país, nas áreas voltadas para o mar, as comidas típicas incluem frutos do mar, trutas e arenque. Já no inverno, biscoitos de gengibre e vinho quente reinam nas feiras no centro das cidades, isso são só alguns exemplos.
Confira abaixo então 5 comidas típicas da Alemanha mais famosas, para experimentar pelo menos uma vez, quando estiver no país.
1-) Pretzel ou Bretzel

Na Alemanha chamado de Bretzel, o Pretzel como conhecemos no Brasil, é um dos pães mais básicos e uma das comidas típicas da Alemanha mais famosas. Com um formato meio ovalado, possui um nó no meio e uma casquinha peculiar, formada ao se mergulhar o pão numa solução com bicarbonato de sódio antes de ser assada.
Os mais comuns vem com apenas sal por cima mas há inúmeras variações, incluindo coberturas doces (chocolate, amêndoas) e salgadas (queijos especialmente), vendido em diversos tamanhos, mas em especial grande ou muitooooo grande, virando quase uma refeição!
É encontrado em qualquer lugar, então não dá para sair da Alemanha sem experimentar pelo menos um Bretzel! Barato e viciante!
2-) Cerveja, vinho e Apfelschorle

Quando se fala em bebida típica da Alemanha, impossível não pensar em cerveja! A produção inicial de cerveja no país vai bem fundo nas suas origens, vindo desde as tribos germânicas, passando pelos monges e chegando até a produção industrial nos dias de hoje.
E para quem gosta, a cerveja alemã possui uma variedade imensa, desde a do tipo pilsen (de baixa fermentação e leve, como conhecemos normalmente aqui no Brasil), até outras mais fortes e densas, como a Weiss (de trigo) e a Starkbier (cerveja forte produzida em uma época específica do ano e que tem até um festival só para ela em Munique.)
Como no caso da salsicha (veja abaixo) cada região do país tem a sua cerveja local, então para não ter erro, ao viajar pela Alemanha, sempre pergunte qual é a cerveja local que eles te recomendam para servir em cada cidade.

Mas quem pensa que só de cerveja vivem os alemães está altamente enganado. Na região do Rio Reno, por exemplo, o vinho do tipo Riesling (um vinho branco, aromático e ácido), produzido por lá, é um clássico para ser tomado. No inverno aliás, vinho quente é uma bebida básica no cardápio da maioria dos restaurantes, por todo o pais. Nada contra a cerveja, mas no frio, cai muito bem um vinhozinho desse para dar uma esquentada! 

E para quem não bebe ou não quiser beber álcool, uma outra bebida super típica alemã é a Apfelschorle, uma mistura de basicamente água com gás e suco concentrado de maça, leve, doce e delicioso. Você encontra a Apfelschorle em qualquer restaurante (muitas vezes eles produzem no próprio local a bebida, misturando os dois ingredientes) ou mesmo industrializadas (não tão gostosa, mais doce do que refrescante mas ainda muito boa!). Pedia em todos os lugares!
3-) Wurst e Currywurst

Wurst significa em alemão salsicha e cada região tem a sua especifica. Tem origem com os camponeses alemães, que usavam as tripas dos animais para esconder e comer partes menos apetitosas de carne, das mais variadas regiões de um ou diversos animais. Resumindo era uma forma de não desperdiçar nenhuma carne e comer de uma maneira mais criativa e gostosa partes não tão nobres dos bichinhos…
Pode se comer wurst a qualquer hora do dia, no café da manhã, ao lanchinho da tarde e jantar, com diferentes tipos de cozimento (cozida só na água, frita, grelhada, etc) sendo o mais comum servir a wurst com pão (especialmente o pretzel lá de cima), mostarda (doce ou apimentada, bem fortes e gostosas) e muitas vezes com chucrute (repolho cortado e cozido em vinagre, outra comida típica alemã super comum).

São diversos tipos de salsichas por todo o país, variando de região para região. A salsicha do tipo Bratwurst, por exemplo, uma das mais fáceis de se encontrar por toda Alemanha, leva carne de porco e vitela. Já a Weisswurst, branca, feita somente de vitela é comum no sul do pais, na Baviera e deve se retirar a pele antes de comer. Ao estar em determinada cidade vale perguntar no restaurante qual é a wurst mais típica para experimentar.
Já o Currywurst é nada mais do que uma variação do tema, com a salsicha cortada e coberta de ketchup e pó de curry (geralmente servido com batatas fritas). Mas não se engane, ainda que o currywurst seja encontrado por toda Alemanha, o original mesmo é de Berlim e considerado por todos o melhor e o único verdadeiro! Para os mais tradicionais, comer um currywurst em Munique por exemplo, é um absurdo (mas é permitido para turistas, menos mal! Ufa! rs)
4-) Schnitzel

Nosso bife à milanesa, versão alemã, incluindo o tamanho, imenso! Geralmente feito de carne de porco ou vitela, tende a ficar bem fininho e crocante, mas também úmido e suculento por dentro da casquinha de pão que empana a carne.
É um prato muito comum de encontrar em qualquer restaurante alemão e geralmente vem acompanhado de batatas e uma fatia de limão, que dá toda a diferença no prato, pode acreditar! Como fritura e cerveja são melhores amigos, peça uma pilsen para acompanhar.
5-) Doner Kebab

Talvez um dos pratos mais populares e baratos na Alemanha, e que viajou o mundo! O kekab é um espeto de carne muito comum na Turquia, que ganhou na Alemanha uma versão mais fácil de comer: dentro do pão!
Sua origem vem da população turca imigrante na Alemanha nos anos 70, que criou um sanduíche de carne assada (cordeiro, frango e vitela normalmente, feita no espeto giratório), servido no pão pita, com acompanhamentos como salada, molho de iogurte, simplesmente um sanduíche completo e delicioso. Pronto: nascia a comida fast food mais famosa da Alemanha e que em pouco tempo já ganhava adeptos em vários lugares do mundo (inclusive aqui no Brasil!).
A versão vegetariana com falafel (bolinho frito de grão de bico ou fava) é igualmente famosa e tão (ou mais na minha opinião) gostosa e saborosa quanto. Junto com o wurst é a comida típica alemã substanciosa mais barata que pode comer pelo país, encontrada facilmente em todos os lugares da Alemanha. Em Berlim, por exemplo, o Doner Kebab do Mustafa’s Gemüse Kebap, uma barraca no meio da rua, gera filas imensas, todo ano, a qualquer hora do dia e é mesmo o melhor doner kebab que já provei na vida (e olha que já fui para Turquia!).
E esses são apenas alguns exemplos de comidas típicas da Alemanha. Já experimentou ou tem alguma outra favorita? Então compartilhe aqui com a gente nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário